RESPOSTA:
“Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Elohim lhe foram confiadas.” (verso 2)
“Se alguns [judeus] foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Elohim [com os judeus]?”
RESPOSTA: “
De maneira nenhuma; sempre seja Elohim verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito:Para que sejas justificado em tuas palavras,E venças quando fores julgado.” (verso 4)
PAULO FALANDO À JUDEUS
“E, se a NOSSA injustiça [o pecado e a incredulidade dos judeus] for causa da justiça de Elohim [salvar também os gentios], que diremos? Porventura será Elohim injusto, trazendo ira sobre NÓS [judeus]? (Falo como homem.)
RESPOSTA:
“De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Elohim o mundo?” (verso 6)
PAULO SOBRE A QUESTÃO DO EVANGELHO QUE ESTÁ PREGANDO
“Mas, se pela minha mentira/falsidade [que os judeus pensam ser] abundou mais a verdade de Elohim para glória Sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?”
OS FINS NÃO JUSTIFICAM OS MEIOS
“E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens?”
RESPOSTA:
“A condenação desses é justa.” (verso 8)
PAULO EXORTANDO JUDEUS A NÃO SE ACHAREM MELHOR QUE GENTIOS
“Somos NÓS [JUDEUS] mais excelentes?
RESPOSTA:
“De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Como está escrito [Algumas referências Salmos 14:1-3; Salmos 53:1-3]:
“Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Elohim. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Elohim diante de seus olhos.” (versos 9 a 18)
*Essas palavras testemunham do proceder dos antigos israelitas que tinha A Lei e não obedeciam OU achavam que obedeciam. O mesmo acontece hoje no entendimento e na obediência do Evangelho. Nada novo debaixo do sol.
[MINHA TRADUÇÃO]
*** “Ora, nós sabemos que tudo o que a Lei ensina, aos que são alunos da Lei o ensina, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Elohim. [INCLUSIVE JUDEUS QUE TEM A TORAH NA LETRA] *** (verso 19)
…Por isso nenhuma carne será justificada diante dEle pelas OBRAS da Lei [SOMENTE PELAS TRADIÇÕES, DIZEM OBEDECEM A LEI MAS TEM CORAÇÃO MAL = SEPULCROS CAIADOS], porque pela Lei vem o conhecimento do pecado [A PRÓPRIA LEI ENSINA ONDE O POVO ERRA] Mas agora se manifestou sem a Lei [OU SEJA, PELO SALVADOR RESSURRETO, PELO TESTEMUNHO DO ESPÍRITO] a justiça de Elohim, TENDO O TESTEMUNHO DA LEI E DOS PROFETAS. [A Lei ensina a justiça do Eterno pelo Espírito] (versos 20 e 21)
[VERSOS 22 A 26 É PREGADO O EVANGELHO SEGUNDO TESTEMUNHO DA LEI PARA OS QUE CONHECEM A LEI]
Onde está logo a vanglória? [POR SE CONSIDERAREM O POVO DA LEI]
RESPOSTA:
“É excluída.” (verso 27)
Por qual Lei? Das obras? [Fé das tradições e aparências]
RESPOSTA:
“Não; mas pela Lei da fé. [A LEI DO ESPÍRITO/Novo Nascimento] Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. [PELO ENTENDIMENTO PLENO DO TESTEMUNHO DO ESPÍRITO E NÃO PELAS TRADIÇÕES E APARÊNCIAS] (verso 27 e 28)
É porventura Elohim somente dos judeus? E não o é também dos gentios?
RESPOSTA:
“Também dos gentios, certamente, Visto que Elohim é um só, que justifica pela fé a circuncisão [ABRAHAM], e por meio da fé a incircuncisão [PAGÃOS].” (versos 29 e 30)
Anulamos, pois, a Lei pela fé [ESPÍRITO]?
RESPOSTA:
“De maneira nenhuma, antes estabelecemos a Lei.” [O ENTENDIMENTO DA LEI SE TORNA PLENA PELO ESPÍRITO] (verso 31)
*Textos de Romanos 3:9-31
Comentar