“Se é santa uma parte da massa que é oferecida como as primícias dos frutos, a massa toda igualmente o é; se a raiz é santa, todos os ramos também o serão.”
Rm 11:16
O PLANO DO ETERNO PARA SALVAÇÃO DA HUMANIDADE
Eleição na carne segundo os pais e Eleição no Espírito segundo O Messias.
Os gentios são enxertos na eleição dos israelitas segundo O Messias, ou seja, a congregação, chamada igreja e corpo, que é de fundamento hebraico, de primícias hebraicas desde a fundação do mundo, para testemunho das nações e cumprimento dos Seus propósitos. HaleluYAHUAH!
“Assim que, quanto ÀS BOAS NOVAS DO MESSIAS, [OS JUDEUS ENDURECIDOS] são inimigos por causa de vós [GENTIOS]; MAS…
QUANTO À ELEIÇÃO, [OS JUDEUS SÃO] AMADOS POR CAUSA DO PAIS [ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ].“
POR QUE?
“Porque os DONS e a VOCAÇÃO de Elohim são SEM ARREPENDIMENTO.”
Romanos 11:28,29
Contextualização de Romanos 11:1-5;7-8;11-12 em perspectiva hebraica
1) O ETERNO REJEITOU O SEU POVO (os judeus segundo a carne)?
DE MODO NENHUM; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraham, da tribo de Benjamim.
O ETERNO NÃO REJEITOU O SEU POVO [OS JUDEUS], **QUE ANTES CONHECEU** (ELEIÇÃO/predestinados antes da fundação do mundo)
2) NO TEMPO DE ELIAS, SÓ UM REMANESCENTE DOS JUDEUS FOI SALVO. (ELEITOS)
“Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala ao Eterno contra Israel, dizendo:
– “Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e SÓ EU FIQUEI, e buscam a minha alma?”
.
Mas que lhe diz a resposta divina?
-“Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal.”
3) DO MESMO JEITO QUE FOI NO TEMPO DE ELIAS, O ETERNO SEPAROU ALGUNS JUDEUS ELEITOS (DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO) PARA CREREM NO SALVADOR
“Assim, pois, também AGORA NESTE TEMPO FICOU UM REMANESCENTE, SEGUNDO A ELEIÇÃO DA GRAÇA [FÉ NO MESSIAS].
Pois quê? O que Israel [TODO] buscava não o alcançou; mas os ELEITOS [O REMANESCENTE DE ISRAEL] o alcançaram, e os outros [JUDEUS] foram endurecidos.
Como está escrito: “Elohim lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.”
4) PROFECIA: OS JUDEUS CAÍRAM PARA QUE OS GENTIOS PUDESSEM ENTRAR FAZENDO CIÚMES NELES. (E se a queda dos judeus trouxe riqueza aos gentios, a plenitude dos judeus, trará muito mais riquezas ainda. *Por isso o antissemitismo é antibíblico)
Porventura [OS JUDEUS] tropeçaram, para que caíssem [DEIXASSEM DE SER POVO]?
DE MODO NENHUM; mas pela sua queda [ENDURECIMENTO] veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação [CIÚMES]. E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua [DOS JUDEUS] plenitude!”
Contextualização de Romanos 11:13-18 em perspectiva hebraica
1) SHAUL (PAULO) DEIXA CLARO AGORA QUE ESTÁ FALANDO COM GENTIOS E QUE O MINISTÉRIO DELE É PARA CAUSAR CIÚMES NOS JUDEUS.
“…Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for emissário dos gentios, exalto o meu ministério; Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne [JUDEUS] e salvar alguns deles. Porque, se a sua rejeição [ENDURECIMENTO] é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? [SERÃO SALVOS QUANDO A PLENITUDE DOS GENTIOS FOR ALCANÇADA]“
2) SE OS FUNDAMENTOS HEBRAICOS SÃO SANTOS, A MASSA, QUE É CONGREGAÇÃO (EKLESIA/IGREJA) TAMBÉM É, E O GENTIOS ENXERTADOS, TAMBÉM.
“E, se AS PRIMÍCIAS [OS JUDEUS] SÃO SANTAS, também a massa [TODA A CONGREGAÇÃO, JUDEUS E GENTIOS] o é; se a raiz [JUDEUS] é santa, também os ramos [GENTIOS] o são.
3) GENTIOS NÃO SÃO FUNDAMENTOS E NÃO DEVEM QUERER SER, POIS SÓ HÁ UM FUNDAMENTO.
– “E se alguns dos ramos foram quebrados [OS JUDEUS ENDURECIDOS]
– e tu [GENTIO], sendo zambujeiro [ÁRVORE SELVAGEM], foste enxertado em lugar deles,
– e feito participante da raiz e da seiva da oliveira [RAÍZES HEBRAICAS],
– Não te glories contra os ramos [NÃO QUEIRA SER MAIOR QUE OS JUDEUS]; e, se contra eles te gloriares,
– não és tu [GENTIO] que sustentas a raiz [OS JUDEUS], mas a raiz [OS JUDEUS] a ti [GENTIO].
A GLÓRIA DOS RAMOS ENXERTADOS CONTRA AS RAÍZES SANTAS
Contextualização de Romanos 11:19-21 em uma perspetiva hebraica
1) GENTIOS SE COLOCANDO NO LUGAR DE ISRAEL
“Tu [GENTIO] dirás, pois:
“Os ramos [JUDEUS] foram quebrados, para que eu [GENTIO] fosse enxertado.”
Está bem; pela sua [DOS JUDEUS] incredulidade [NO MESSIAS] foram quebrados, e tu [GENTIO] estás em pé pela fé [DIZ QUE CRÊ NO MESSIAS].
ENTÃO, NÃO TE ENSOBERBEÇAS, MAS TEME.
POR QUÊ?
“Porque, se Elohim não poupou os ramos naturais [OS JUDEUS SOBERBOS], teme que não te poupe a ti [GENTIO SOBERBO] também.”
Gentios cegos tem o mesmo destino dos judeus cegos
Contextualização de Romanos 11:21-24 em perspectiva hebraica
1) A MEDIDA DE INIQUIDADE É MAIS RASA PARA OS QUE CONHECEM A PALAVRA DO ETERNO.
“Considera, pois, a bondade e a severidade de Elohim: para com os que caíram, severidade [CONHECIAM A PALAVRA]; mas para contigo [GENTIOS], benignidade…
Como está escrito: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15:10
“SENÃO, também tu [GENTIO] SERÁ CORTADO.
E também eles [OS JUDEUS], se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Elohim para os tornar a enxertar.
Porque, se tu [GENTIO] foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira [O MASHYACH, A VIDEIRA VERDADEIRA, CONGREGAÇÃO DOS SALVOS], quanto mais esses [OS JUDEUS], que são naturais, serão enxertados na SUA PRÓPRIA OLIVEIRA [O MASHYACH, DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO]!“
Como está escrito: “Eu Sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em Mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.” João 15:1-2
É importante destacar que a expressão “será cortado” não indica que salvação pode ser perdida, mas que a pessoa não permaneceu na fé de modo a revelar que a sua adoção ao Criador não foi efetiva. Este é o ramos que não dá fruto, como ensinou o Messias.
OS GENTIOS ENTRAM POR ISRAEL
Contextualização de Romanos 11:25-29 em perspectiva hebraica
1) O ENDURECIMENTO DE PARTE DE ISRAEL É PARA QUE GENTIOS PUDESSEM ENTRAR, MAS DEPOIS O PAI CUMPRIRÁ A SALVAÇÃO DO RESTANTE DELES.
“Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim TODO O ISRAEL SERÁ SALVO, como está escrito: “De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados.” [CUMPRIMENTO DA PROMESSA DO MESSIAS QUE RESTAURARÁ TODOS AS COISAS]
2) JUDEUS SÃO INIMIGOS DO MESSIAS, POR CAUSA DOS GENTIOS. MAS QUANTO À ELEIÇÃO ( DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO) SÃO AMADOS POR CAUSA DA PROMESSA AOS PAIS)
“Assim que, quanto ao evangelho [AO MESSIAS RESSURRETO], eles [OS JUDEUS] são inimigos por causa de vós [GENTIOS]; mas, quanto à ELEIÇÃO [POVO DO TESTEMUNHO DAS NAÇÕES DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO], amados por causa [DAS PROMESSAS] dos pais.
Porque os dons e a vocação de Elohim são sem arrependimento.”
Para finalizar essas reflexões dos escritos de Shaul (capítulo 11) aos judeus e gentios em Roma, uma salva de graças e glória ao Excelso Eterno que nos alimenta e nos edifica pelo Seu Espírito Kadosh por causa das Sua imensurável benignidade, misericórdia e paciência. Seja Exaltado Eternamente!
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como do conhecimento do Eterno! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente de YAHUAH? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado? Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Aman.”
Romanos 11:33-36
Comentar