
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para onda de calor em regiões dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O aviso teve início na tarde de segunda-feira (12) e é válido até o fim de quarta-feira (14). De acordo com a instituição, essas áreas podem registrar temperaturas até 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias.
Entre as áreas afetadas está a região metropolitana de São Paulo. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, apesar de a capital paulista ter amanhecido com céu nublado, a máxima pode chegar a 31ºC nesta terça-feira (13). Já na quarta-feira, a previsão é de sol entre nuvens e tempo abafado, com termômetros marcando até 29ºC.
As regiões de Araraquara, Bauru, Campinas, Itapetininga, Piracicaba, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e litoral sul de São Paulo também estão na área de alerta para onda de calor, assim como áreas do sul de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Já na região Sul, o alerta laranja de perigo é para tempestade, com risco de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia. Também há risco de ventos intensos de até 100 km/h, queda de granizo e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
O aviso abrange principalmente cidades de Paraná e de Santa Catarina, mas também se estende a alguns municípios do interior paulista.
Cidade de São Paulo tem alerta de onda de calor e fortes chuvas
A cidade de São Paulo deve registrar fortes chuvas nos próximos dias, sendo as precipitações mais intensas entre quarta-feira e sexta-feira (16). De acordo com o CGE da Prefeitura de São Paulo, a semana está sendo marcada por muita precipitação, em função da propagação de áreas de instabilidade oriundas do interior paulista e associadas ao calor e umidade nos fins de tarde.
A capital paulista amanheceu com tempo nublado e chuvisco nesta terça-feira, mas os termômetros permanecem em elevação, com máxima prevista de 31ºC. Conforme o Inmet, há um alerta laranja para onda de calor com validade até quarta-feira que também afeta a cidade.
No período da tarde desta terça-feira, também deve chover. Há alerta para a ocorrência de rajadas de vento e queda de granizo, além da formação de alagamentos, elevação das cotas de rios e queda de árvores na capital paulista.
Na quarta-feira, a madrugada deve ser marcada por céu nublado e termômetros na marca dos 20°C. No decorrer da manhã, há probabilidade de pancadas isoladas de chuva rápida. “As precipitações ganham intensidade durante a tarde e se prolongam para boa parte da noite. A temperatura máxima atinge os 29°C”, acrescenta o CGE.
Na quinta-feira, as temperaturas devem diminuir um pouco. “O sol entre muitas nuvens com pancadas de chuva no decorrer do dia não deixa a temperatura subir muito”, alerta o CGE. A máxima diminui e a prevista é de 27°C.
Quando as temperaturas devem diminuir?
Conforme a Meteoblue, a chuva deve se manter presente nos próximos dias na cidade de São Paulo, sendo mais fortes ao menos até sexta-feira. As temperaturas começam a ficar mais amenas, mas até domingo (18), a máxima ainda fica perto dos 30ºC.
Na segunda-feira (19), a previsão é de tempo nublado na capital paulista, com máxima de 25ºC. Na terça-feira (20), os temômetros devem cair ainda mais, ficando em até 20ºC.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nícolas Robert
🛜 Brasil – Jovem PanRead More








