
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta segunda-feira (24) que as relações entre o Brasil e o continente africano foram prejudicadas por “caminhos sombrios”. Segundo ele, “o Brasil se perdeu por caminhos sombrios e se esqueceu dos laços com a África”. Lula discursou durante assinatura de acordos de cooperação econômica e social em Moçambique, após cúpula do G20 na África do Sul.
“Muitas das sementes que havíamos lançado não tiveram tempo de vingar”, continuou, fazendo referência ao afastamento do ex-presidente Jair Bolsonaro do continente durante a sua administração. “É hora de recobrar a consciência”, terminou.
Em viagens anteriores, o atual chefe do Executivo chegou a culpar o adversário pela deterioração das relações com o continente. Durante sua gestão, Bolsonaro fechou sete representações diplomáticas em países da África e do Caribe, criadas entre 2008 e 2010. Na África, foram fechadas as embaixadas de Freetown (Serra Leoa) e Monróvia (Libéria), que passaram a ter suas funções acumuladas pela representação em Acra (Gana).
Além disso, Jair Bolsonaro foi o primeiro presidente brasileiro desde o início do século a não realizar uma única visita oficial a um país africano durante todo o seu mandato. O vice-presidente Hamilton Mourão visitou Angola para a cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) em 2021.
🛜 Notícias – Jovem PanRead More









