
A Casa Branca afirmou que a publicação feita mais cedo pelo presidente Donald Trump em que Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama aparecem como macacos foi um erro de um funcionário.
“Um funcionário da Casa Branca fez a publicação por engano. Ela já foi removida”, disse o governo à AFP.
O vídeo repete alegações falsas de que a empresa de apuração de votos Dominion Voting Systems ajudou a roubar a eleição de 2020 de Trump. A publicação recebeu milhares de “likes” nas primeiras horas de sexta-feira na rede social do presidente.
Obama é o único presidente negro na história dos EUA e apoiou a rival de Trump, Kamala Harris, na disputa eleitoral de 2024.
Imagens de IA
No primeiro ano de seu segundo mandato na Casa Branca, Trump intensificou o uso de imagens geradas por Inteligência Artificial na Truth Social e em outras plataformas, muitas vezes para celebrar seu nome e tentar ridicularizar seus críticos. O presidente americano utiliza publicações provocativas para mobilizar sua base conservadora.
No ano passado, Trump publicou um vídeo gerado por IA que mostrava Barack Obama sendo detido no Salão Oval e aparecendo atrás das grades, vestindo um uniforme laranja de detento.
Alguns meses depois, ele publicou um clipe produzido por IA de Hakeem Jeffries, líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes — que é negro —, com um bigode falso e um chapéu. Jeffries classificou a imagem como racista.
Desde seu retorno à Casa Branca, Trump é alvo de críticas dos opositores por liderar uma campanha contra programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI).
Uma das primeiras medidas do segundo governo Trump foi encerrar todos os programas de DEI do governo federal, incluindo políticas de diversidade dentro das Forças Armadas.
A medida para acabar com o que Trump chamou de iniciativas “woke” também levou à retirada das bibliotecas das academias militares de dezenas de livros que abordam a história da discriminação nos Estados Unidos.
Os programas federais americanos de combate à discriminação nasceram da luta pelos direitos civis na década de 1960, liderada principalmente por afro-americanos, um movimento a favor de igualdade e justiça após centenas de anos de escravidão, cuja abolição em 1865 deu lugar à imposição de outras formas institucionais de racismo.
*Com informações da AFP
🛜 Notícias – Jovem PanRead More





