De Volta à Raiz 𐤉𐤄𐤅𐤄

​Entenda a operação da PF contra deputado suspeito de desviar emendas Pix

​Entenda a operação da PF contra deputado suspeito de desviar emendas Pix

Eduardo Velloso (União-AC) é alvo de mandados de busca e apreensão em investigação que apura fraudes e lavagem de dinheiro em repasse de R$ 912 mil para prefeitura de Sena Madureira, no Acre

foto-jp-2-750x450 ​Entenda a operação da PF contra deputado suspeito de desviar emendas Pix

A Polícia Federal (PF) deflagrou operação nesta quinta-feira (29) para apurar suspeitas de desvios em emendas Pix enviadas pelo deputado federal Eduardo Velloso (União-AC) para uma prefeitura do Acre. O parlamentar é um dos alvos de mandados de busca e apreensão.

O parlamentar destinou R$ 912 mil para a prefeitura de Sena Madureira contratar shows musicais em setembro de 2024. A PF apura suspeitas de que houve desvios de parte desses recursos. Esse tipo de emenda permite repasses diretos do governo federal a prefeituras, sem necessidade de convênios para justificar a aplicação dos recursos ou prestação de contas prévias.

A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão no Acre e no Distrito Federal.

foto-jp-3-750x450 ​Entenda a operação da PF contra deputado suspeito de desviar emendas Pix

PF deflagra operação para apurar suspeitas de desvios em emendas Pix enviadas pelo deputado federal Eduardo Velloso (União-AC) para uma prefeitura do Acre

A PF apura suspeitas dos crimes de fraude em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Veja na íntegra o posicionamento de Velloso:

O deputado federal Eduardo Velloso informa que tomou conhecimento, nesta quinta-feira, 29, da operação deflagrada pela Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), que apura a aplicação de recursos oriundos de emenda parlamentar destinada ao município de Sena Madureira.

O parlamentar esclarece que a destinação da emenda seguiu rigorosamente os trâmites legais previstos na legislação vigente Após a transferência dos recursos ao município, a responsabilidade pela execução, contratação de serviços e fiscalização da aplicação do dinheiro público é exclusiva da gestão municipal, não cabendo ao deputado qualquer ingerência sobre esses procedimentos.

Eduardo Velloso reforça que sempre atuou com transparência, responsabilidade e respeito às instituições, e se coloca à inteira disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários, confiante de que os fatos serão devidamente apurados e esclarecidos no curso da investigação.

O deputado reafirma sua convicção de que agiu dentro da legalidade e reitera seu compromisso com o uso correto dos recursos públicos, o fortalecimento do controle institucional e a plena colaboração com a Justiça.

*Com informações do Estadão Conteúdo

 🛜 Notícias – Jovem Pan​Read More

Compartilhe isso

Online Members

 Nenhum membro online no momento