De Volta à Raiz 𐤉𐤄𐤅𐤄

​Embraer fecha acordo para fabricar jatos na Índia para suprir voos regionais

​Embraer fecha acordo para fabricar jatos na Índia para suprir voos regionais

Embora o modelo exato do avião ainda vá ser definido, conforme detalhado pelas partes, o acordo foca exclusivamente em aeronaves de transporte regional para conectar cidades de médio porte

3816752864-embraer-3-300x225 ​Embraer fecha acordo para fabricar jatos na Índia para suprir voos regionais

A Embraer recebeu nesta terça-feira o aval do governo da Índia para seu plano de fabricar aviões no país asiático, em uma aliança com o grupo indiano Adani, para entrar definitivamente em uma das indústrias aéreas de maior crescimento no mundo.

“Ao trazer esta capacidade para a Índia, estamos avançando decisivamente na cadeia de valor, deixando de ser principalmente um mercado para aviões para nos tornarmos um participante em sua produção”, afirmou o secretário de Defesa indiano, Rajesh Kumar Singh, após a assinatura do acordo.

O documento assinado hoje é um Memorando de Entendimento que estabelece as bases para negociar a instalação de uma Linha de Montagem Final de aviões civis na Índia, uma infraestrutura industrial que incluiria desde a montagem até os testes de voo e a entrega final das aeronaves.

Embora o modelo exato do avião ainda vá ser definido, conforme detalhado pelas partes, o acordo foca exclusivamente em aeronaves de transporte regional para conectar cidades de médio porte.

“Acreditamos que os astros estão se alinhando para avançar na iniciativa ‘Make in India’. Vemos um futuro brilhante pela frente”, disse o diretor-executivo da Embraer Aviação Comercial, Arjan Meijer.

Segundo o executivo, embora o país tenha uma frota de 800 aviões e pedidos para outros 1.700, o segmento de jatos regionais é praticamente inexistente.

“Para se desenvolver internamente, o país precisa de aviões de menor porte para impulsionar verdadeiramente o PIB. Isso não trará apenas conectividade, mas benefícios econômicos para as cidades de segundo e terceiro escalão”, explicou Meijer.

Por sua vez, o diretor da Adani Defesa, Jeet Adani, ressaltou que a aliança também “fortalecerá as relações estratégicas entre a Índia e o Brasil, unindo capacidades complementares”.

Brasil e Índia são parceiros fundadores dos BRICS e ambos têm sido impactados pela política tarifária do governo dos Estados Unidos.

Embora a Embraer já conte com uma frota operacional de quase 50 aeronaves na Índia nos setores de defesa e aviação executiva, este acordo estabelece um marco histórico ao ser a primeira vez que a fabricante brasileira produzirá aviões de passageiros no país asiático.

*EFE

 🛜 Notícias – Jovem Pan​Read More

Compartilhe isso

Online Members

 Nenhum membro online no momento