
O embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, afirmou nesta terça-feira (25), em Roma, durante o Lide Brasil e Itália Fórum, que o processo de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP) deve avançar rapidamente na Justiça italiana.
Segundo ele, o papel da embaixada é cumprir as determinações do Judiciário brasileiro e conduzir o trâmite formal do pedido. “Eu espero uma decisão da justiça italiana, que é o que nós temos que fazer com nosso trabalho de contato e de intermediação, porque, na verdade, a gente cumpre igualmente uma instrução do poder judiciário brasileiro e nós, como embaixada, fazemos o trâmite dessa requisição e dessa solicitação de extradição”, afirmou.
Mosca destacou a velocidade dos processos no país europeu. “A Justiça italiana é muito célere e muito efetiva. Está caminhando. Eu imagino que, assim, em mais alguns meses nós vamos ter aí uma decisão”, disse.
O embaixador informou ainda que há 15 processos pendentes de extradição, todos em andamento e tratados com o mesmo rigor. No caso de Zambelli, avalia que o procedimento não deve se estender por muito tempo. “A nossa expectativa é que esse processo não leve tanto tempo, dando evidentemente a ela garantias de recursos”, afirmou.
Ele explicou que, após a decisão da Corte de Apelação italiana, tanto a deputada quanto o Estado brasileiro poderão recorrer. “Uma vez a corte de apelação pronuncia a sua sentença, ela terá direito e o Estado brasileiro de recorrer na corte de cassação.”
🛜 Notícias – Jovem PanRead More








