📒Entendendo Conceitos:
Eleição Condicional e Incondicional
A eleição condicional e a eleição incondicional referem-se a diferentes entendimentos sobre como o Altíssimo escolhe as pessoas para a salvação. A principal diferença está nos critérios e na base dessa escolha:
ELEIÇÃO CONDICIONAL
Definição: A eleição condicional afirma que YAHUAH escolhe as pessoas para a salvação com base em algo que Ele prevê nelas, como sua fé futura ou suas boas obras.
Base: A escolha divina é "condicionada" à resposta humana. YAHUAH, então, preveria o futuro de quem colocará fé no Messias e assim, escolheria com base nessa previsão.
Perspectiva teológica: Essa visão é geralmente associada ao arminianismo, pois coloca um elemento de mérito humano como condição para a eleição.
ELEIÇÃO INCONDICIONAL
Definição: A eleição incondicional ensina que o Altíssimo escolhe quem será salvo puramente por Sua graça soberana, sem qualquer consideração prévia de mérito por parte do ser humano.
Base: A escolha de YAHUAH não depende de nada que o ser humano faça ou possa fazer. É baseada exclusivamente em Sua vontade e propósito eterno.
Fundamento bíblico: Textos como Efésios 1:4-6 e Romanos 9:11-16 corroboram essa tese:
“Porquanto, YAHUAH nos escolheu nEle antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. E, em Seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Yahusha Ha'Mashiach, segundo a benevolência da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos outorgou gratuitamente no Amado.” Ef 1:4-6
“Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de YAHUAH usar a Sua misericórdia.” Rm 9:16
Romanos 9:16 afirma:
"Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de YAHUAH, que usa de misericórdia."
RESUMO:
Eleição condicional: YAHUAH escolhe com base na previsão da fé ou méritos humanos.
Eleição incondicional: YAHUAH escolhe exclusivamente com base em Sua graça soberana e propósito eterno, sem depender de qualquer condição humana.
📚Estudo Bíblico
ELEIÇÃO CONDICIONAL E INCONDICIONAL
Acompanhe explicação nos videos abaixo
1) https://t.me/devoltaaraizoriginal/10987
2) https://t.me/devoltaaraizoriginal/11309
A Eleição Incondicional é uma doutrina BÍBLICA que ensina que YAHUAH escolhe certos indivíduos para a serem objetos de sua graça salvadora. Sua escolha não se baseou em boas obras ou pela fé prevista. A eleição foi feita exclusivamente pela escolha do Altíssimo, por sua graça.
O Pai escolhe, o Filho salva e o Espírito Santo regenera.
O termo "calvinista", que é frequentemente relacionado ao tema da eleição, é enganoso, pois essas doutrinas bíblicas que por Calvino é identificada sempre teve uma vasta gama de defensores, em vez de um único fundador. Portanto, não sejamos néscios repetindo chavões e sabedoria aos proprios olhos afim de justificar a nós mesmos.
Muitos israelitas foram libertados do Egito, mas só dois desta geração herdou a terra prometida.
Da mesma forma, a maioria das pessoas acreditam que são merecedoras da vida eterna, mas no fim, só as que foram escolhidas receberão a herança.
“Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de Ti, para que assista nos Teus átrios.”Sl 65.4
Por que a salvação é incondicional, e não condicional?
Por causa que todos nós estamos mortos espiritualmente:
Ef 2:1-3: "Estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais."
E por estarmos mortos, não podemos e nem queremos ir até o Messias para sermos salvo:
Jo 5:39-40: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida."
Jo 6:44: "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia."
Por isso que a salvação é incondicional, depende completamente da misericórdia do Criador, em salvar quem Ele quer:
Rm 9:15-16: "Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar YAHUAH a sua misericórdia."
Copyright De Volta à Raiz 2025.
Nenhum membro online no momento
Código Copia e Cola