De Volta à Raiz 𐤉𐤄𐤅𐤄
Notifications
Clear all

Eleição Condicional e Incondicional

4 Posts
2 Usuários
2 Reactions
83 Visualizações
profile_photo-80x80 Comunidade
(@devoltaaraiz)
Obreiro Admin
Entrou: 2 anos atrás
Posts: 34
Topic starter  

📒Entendendo Conceitos:
Eleição Condicional e Incondicional

A eleição condicional e a eleição incondicional referem-se a diferentes entendimentos sobre como o Altíssimo escolhe as pessoas para a salvação. A principal diferença está nos critérios e na base dessa escolha:

 

ELEIÇÃO CONDICIONAL

Definição: A eleição condicional afirma que YAHUAH escolhe as pessoas para a salvação com base em algo que Ele prevê nelas, como sua fé futura ou suas boas obras.

 

Base: A escolha divina é "condicionada" à resposta humana. YAHUAH, então, preveria o futuro de quem colocará fé no Messias e assim, escolheria com base nessa previsão.

 

Perspectiva teológica: Essa visão é geralmente associada ao arminianismo, pois coloca um elemento de mérito humano como condição para a eleição.

 

ELEIÇÃO INCONDICIONAL

Definição: A eleição incondicional ensina que o Altíssimo escolhe quem será salvo puramente por Sua graça soberana, sem qualquer consideração prévia de mérito por parte do ser humano.

 

Base: A escolha de YAHUAH não depende de nada que o ser humano faça ou possa fazer. É baseada exclusivamente em Sua vontade e propósito eterno.

 

Fundamento bíblico: Textos como Efésios 1:4-6 e Romanos 9:11-16 corroboram essa tese:

“Porquanto, YAHUAH nos escolheu nEle antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. E, em Seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Yahusha Ha'Mashiach, segundo a benevolência da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos outorgou gratuitamente no Amado.” Ef 1:4-6

“Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de YAHUAH usar a Sua misericórdia.” Rm 9:16

Romanos 9:16 afirma:

"Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de YAHUAH, que usa de misericórdia."

RESUMO:

Eleição condicional: YAHUAH escolhe com base na previsão da fé ou méritos humanos.

 

Eleição incondicional: YAHUAH escolhe exclusivamente com base em Sua graça soberana e propósito eterno, sem depender de qualquer condição humana.



   
Vitor reacted
ResponderCitar (Quote)
profile_photo-80x80 Comunidade
(@devoltaaraiz)
Obreiro Admin
Entrou: 2 anos atrás
Posts: 34
Topic starter  

📚Estudo Bíblico
ELEIÇÃO CONDICIONAL E INCONDICIONAL

 

Acompanhe explicação nos videos abaixo

1) https://t.me/devoltaaraizoriginal/10987

2) https://t.me/devoltaaraizoriginal/11309

 

A Eleição Incondicional é uma doutrina BÍBLICA que ensina que YAHUAH escolhe certos indivíduos para a serem objetos de sua graça salvadora. Sua escolha não se baseou em boas obras ou pela fé prevista. A eleição foi feita exclusivamente pela escolha do Altíssimo, por sua graça.

O Pai escolhe, o Filho salva e o Espírito Santo regenera.

O termo "calvinista", que é frequentemente relacionado ao tema da eleição, é enganoso, pois essas doutrinas bíblicas que por Calvino é identificada sempre teve uma vasta gama de defensores, em vez de um único fundador. Portanto, não sejamos néscios repetindo chavões e sabedoria aos proprios olhos afim de justificar a nós mesmos.

Muitos israelitas foram libertados do Egito, mas só dois desta geração herdou a terra prometida.

Da mesma forma, a maioria das pessoas acreditam que são merecedoras da vida eterna, mas no fim, só as que foram escolhidas receberão a herança.


“Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de Ti, para que assista nos Teus átrios.”Sl 65.4



   
Vitor reacted
ResponderCitar (Quote)
profile_photo-80x80 Comunidade
(@vitor)
Aprendiz
Entrou: 2 anos atrás
Posts: 22
 

Por que a salvação é incondicional, e não condicional?

Por causa que todos nós  estamos mortos espiritualmente:

Ef 2:1-3: "Estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais."

E por estarmos mortos, não podemos e nem queremos ir até o Messias para sermos salvo:

Jo 5:39-40: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida."

Jo 6:44: "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia."

Por isso que a salvação é incondicional, depende completamente da misericórdia do Criador, em salvar quem Ele quer:

Rm 9:15-16: "Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar YAHUAH a sua misericórdia."



   
ResponderCitar (Quote)
profile_photo-80x80 Comunidade
(@vitor)
Aprendiz
Entrou: 2 anos atrás
Posts: 22
 

É o Criador que faz alguém vaso de honra?

Rm 9:21: "Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?"

Ou a própria pessoa que se faz?

2Tm 2:20-21: "Ora, numa grande casa não há somente vaso de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será vaso de honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra."

Bom, certamente não é a própria pessoa que se faz.

"Aaaain, mas o texto acima está dizendo que é a própria pessoa que se faz, e não necessariamente o Criador, sua interpretação é rasa."

Ninguém por si mesmo consegue se fazer vaso de honra, os salvos, por exemplo, só são vasos de honra por causa que é o Criador que faz neles isso, não eles mesmo:

Fp 2:12-13: "Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque YAHUAH é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade."

Os escolhidos, como também os demais, por natureza são vasos de desonra, filhos da ira:

Ef 2:1-3: "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais."

Eles não passam a ser vasos de honra por fazer isso ou aquilo, muitos pelo o contrário, é pela a graça do Criador que eles passam a ser vasos de honra, quando o Criador dá a fé para eles crerem, e assim se dedicar a viver uma vida agradável ao Criador, e não antes disso:

Ef 2:8-10: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de YAHUAH; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados no Messias Yahusha para boas obras, as quais YAHUAH de antemão preparou para que andássemos nelas."



   
ResponderCitar (Quote)

Online Members

 Nenhum membro online no momento