
Um sistema de baixa pressão que se forma próximo à costa do Sudeste na noite desta sexta-feira (30) deve dar origem a um ciclone extratropical no oceano Atlântico. Em São Paulo, a Defesa Civil colocou em prática um plano de contingência e alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
Embora o fenômeno não atue diretamente sobre o continente nem avance sobre estados brasileiros, ele contribuirá para a formação de áreas de instabilidade, aumentando as condições para chuvas intensas.
Segundo a Climatempo, o ciclone deve provocar fortes chuvas e trovoadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta para chuvas intensas no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Na Serra da Mantiqueira, os volumes acumulados podem ultrapassar 100 milímetros. O sistema ainda favorece a ocorrência de granizo no Triângulo Mineiro e em grande parte do estado de São Paulo.
De acordo com o Inmet, a atuação do ciclone pode estimular a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso, caracterizando um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno associado a chuvas persistentes e volumosas.
Plano de enfrentamento
Em São Paulo, a Defesa Civil reuniu representantes de municípios para apresentar o plano de enfrentamento a um ciclone, previsto para esta sexta-feira no estado.
Na reunião, os meteorologistas do CGE, o Centro de Gerenciamento de Emergências, informaram que entre a noite desta quinta-feira e a sexta-feira, um sistema de baixa pressão no litoral paulista deve provocar grandes acumulados de chuva e aumentar o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.
O plano de contingência prevê a mobilização total do Sistema Estadual de Defesa Civil e os municípios terão equipes prontas nesta sexta-feira para atuar em ações de resposta às condições severas do tempo.
Segundo informações da Defesa Civil do Estado, os estoques de ajuda humanitária estão abastecidos para retirada imediata pelas prefeituras para atender afetados por alagamentos ou deslizamentos.
*Com Agência Brasil
🛜 Notícias – Jovem PanRead More






