A atriz australiana Cate Blanchett, Embaixadora da Boa Vontade da Acnur (Agência da ONU para Refugiados), visitou o Rio Grande do Sul entre 16 e 18 de dezembro, com o objetivo de apoiar as vítimas das enchentes que devastaram o estado em maio.
Durante sua visita, ela passou por Porto Alegre, Taquari e Cruzeiro do Sul, regiões severamente impactadas pela tragédia.
“Todos os refugiados que conheci no Brasil experimentaram o duplo, às vezes, triplo, horror de serem forçados a se deslocar, não uma ou duas, mas três vezes — cada vez perdendo tudo e tendo de reconstruir suas vidas do zero. Cada vez com mais frequência, esse deslocamento é causado por eventos climáticos extremos”, disse Cate.
Um dos momentos destacados da viagem foi o encontro com o governador Eduardo Leite.
Na reunião, o governador expos preocupação com os efeitos das mudanças climáticas, que tornam as populações deslocadas, como os refugiados, ainda mais vulneráveis a desastres naturais.
Ele também enfatizou a importância de incluir essas populações nas estratégias de preparação e resposta a catástrofes, tema amplamente discutido com Cate Blanchett.
“Com uma tremenda empatia com aqueles que mais foram afetados nas enchentes, percorreu nosso estado, conversou com as pessoas, nos deixou sua mensagem e nos ouviu atentamente. Tive o privilégio de conversar longamente com ela em um jantar no Palácio Piratini e testemunhar uma simpatia surpreendente”, afirmou Eduardo Leite.
O encontro reforçou a parceria entre a Acnur e o estado, que resultou na criação de um plano estadual para lidar de forma mais eficaz com desastres naturais futuros.
Além disso, Cate teve a oportunidade de visitar Taquari e Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, e conhecer de perto as iniciativas de ajuda lideradas por refugiados, que se uniram aos esforços de recuperação nas áreas devastadas.
🛜 Feed for Epoch Times Brasil