
A arte rupestre mais antiga do mundo foi encontrada na Indonésia. A silhueta de uma mão foi identificada na caverna Liang Metanduno, na ilha de Sulawesi, Indonésia, e dataria de pelos menos 67,8 mil anos atrás.
O registro mais antigo era de outra pintura que também foi encontrada na mesma ilha, pelo mesmo grupo, em 2024. O local conta com diversas pinturas que datam de 35 a 20 mil anos atrás. O número apota que a pintura é a mais antiga do mundo. A descoberta foi publicada na revista científica Nature nesta quarta-feira (21). A datação foi feita utilizando depósitos minerais sobre a rocha, analisando as camadas do material que foram formadas durante o tempo.
A descoberta corrobora com a hipótese que os primeiros humanos chegaram a Austrália há cerca de 65 mil anos. O estudo aponta a relevância da rota de migração pelo norte, passando pelas ilhas em direção a Nova Guiné. O estudo é liderado por cientistas da Griffith University da Austrália, em parceria com uma agência nacional de pesquisa da Indonésia (BRIN) e a Southern Cross University.
🛜 Notícias – Jovem PanRead More








