Anno Lucis (“no Ano da Luz”) é um sistema de datação usado nos procedimentos cerimoniais ou comemorativos maçônicos , que é equivalente ao ano Gregoriano mais 4000. É semelhante ao Anno Mundi.
Por exemplo, uma data Anno Domini (AD) 2018 torna-se Anno Lucis (AL) 6018. Esta era civil , que designaria 4001 E.C. como “ano zero“, foi adotada no século 18 como uma simplificação do Anno Mundi. Era sistema de namoro usado no calendário hebraico e empréstimo de outras idéias da época em relação ao ano da criação.
Depois que o texto massorético foi publicado, a criação de datações por volta de 4000 E.C. tornou-se comum e foi recebida com amplo apoio. Os cálculos propostos da data da criação, usando os massoréticos do século X ao século XVIII, foram numerosos e flutuaram por muitas décadas. Notavelmente, o cálculo de Isaac Newton apontou para o ano 4000 aC.
Entre as estimativas ou cálculos da criação massorética para a data da criação, a cronologia específica do arcebispo Ussher, datando a criação para 4004 E.C. tornou-se a mais aceita e popular na cristandade, principalmente porque essa data específica estava anexada à Bíblia King James. O calendário hebraico tem tradicionalmente, desde o século 4 A.D, por Hillel II, datado da criação de 3761 E.C., de acordo com o Seder Olam Rabbah, compilado por Jose ben Halafta, em 160 A.D., e de acordo com os sinais remanescentes dos séculos passados, em que o cronologista muçulmano al-Biruni identifica o anno mundi como 3448 anos antes da era selêucida, mas não com Seder Olam Zutta, que data de 4339 E.C. e foi compilado em 804 A.D. Wikipedia
“ANNO LUCIS TEMPLUM HABEMUS”
“No ano Lucis (referente à luz ou lúcifer) temos templo” [Tradução livre]
Comentar