De Volta à Raiz 𐤉𐤄𐤅𐤄

​Trump diz que pediu ‘pessoalmente’ a Putin para não atacar Kiev por 1 semana

​Trump diz que pediu ‘pessoalmente’ a Putin para não atacar Kiev por 1 semana

Por meio de publicação, Zelensky agradeceu a iniciativa do republicano e espera que a trégua seja ‘implementada’

afp__20250815__69n77dw__v2__highres__topshotusukrainerussiaconflictsummittrumpputin-1-750x500 ​Trump diz que pediu ‘pessoalmente’ a Putin para não atacar Kiev por 1 semana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (29) que pediu “pessoalmente” ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, para não atacar Kiev e as cidades vizinhas da capital ucraniana por uma semana em razão do “frio extraordinário”. O republicano afirmou que o líder da Rússia “concordou” com o cessar-fogo temporário.

Em reunião de gabinete, Trump disse que, assim como os Estados Unidos, a Ucrânia enfrenta fortes tempestades de neve. É esperado temperaturas abaixo de −20 °C nas regiões norte e leste do país. Além disso, a infraestrutura energética está comprometida após ataques russos ao longo do mês. Segundo informações da agência Reuters, cerca de 700 prédios em Kiev estão sem aquecimento. Em janeiro, as ofensivas russas com mísseis e drones deixaram cerca de um milhão de pessoas sem eletricidade na capital ucraniana.

Após o anúncio de Trump, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu a iniciativa. Por meio de publicação no X (ex-Twitter), o líder ucraniano disse que o cessar-fogo temporário foi discutido em reunião, nos Emirados Árabes Unidos, entre equipes de Kiev e de Moscou, com intermediação de Washington.

“Esperamos que os acordos sejam implementados, as medidas de desacelerada contribuem para um progresso real rumo ao fim da guerra”, escreveu Zelensky.

Mais cedo, o jornalista Christopher Miller, do Financial Times, disse que fontes ucranianas o comunicaram que não haviam recebido “nenhum sinal da Rússia” de que seria implementado a trégua de uma semana. Enquanto, em entrevista a imprensa, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, recusou-se a comentar sobre uma suspensão mútua de ataques a instalações de energia.

 🛜 Notícias – Jovem Pan​Read More

Compartilhe isso

Online Members

 Nenhum membro online no momento