
O presidente Luiz Inácio Lula da Silvam (PT) conversou com o presidente da França, Emmanuel Macron, na manhã desta terça-feira (27), segundo comunicado do governo brasileiro. Os líderes discutiram o Conselho da Paz de Donald Trump, a situação da Venezuela e o acordo Mercosul-União Europeia.
A iniciativa do republicano propõe uma nova aliança entre países do mundo para resoluções de conflitos, paralela a Organização das Nações Unidas (ONU).
Lula e Macron defenderam o fortalecimento da organização e concordaram que qualquer iniciativa deve estar alinhada aos mandatos de Conselho de Segurança e aos princípios a carta da ONU.
Os líderes também criticaram a ação militar dos EUA na Venezuela, classificando o ato como violação ao direito internacional. Movimento capturou o ex-presidente Nicolás Maduro, com a justificativa de ele liderar um esquema internacional de tráfico de drogas.
O acordo Mercosul-União Europeia, tema sensível ao governo francês, que recebe pressões internas do setor agrário contra o texto, foi classificado como positivo para ambos os blocos. Macron disse no início do mês que a França votará contra o acordo.
O governo também comunicou que acordos de cooperação em relação à defesa, ciência, tecnologia e energia devem ser concluídos no primeiro semestre de 2026.
🛜 Notícias – Jovem PanRead More








