De Volta à Raiz 𐤉𐤄𐤅𐤄

​‘ET de Varginha’: 30 anos da história que mudou o turismo da cidade e ganhou reviravolta

​‘ET de Varginha’: 30 anos da história que mudou o turismo da cidade e ganhou reviravolta

Para marcar o 30º aniversário do acontecido, Varginha vai sediar o ‘Congresso Ufológico Internacional – Caso ET de Varginha’, nos dias 24 e 25 de janeiro

et-de-varginha-750x450 ​‘ET de Varginha’: 30 anos da história que mudou o turismo da cidade e ganhou reviravolta

O dia 20 de janeiro de 1996 marcou o início de um episódio na história do Brasil: o famoso caso do “ET de Varginha”. Este ano, completa 30 anos do ocorrido e, mesmo após tanto tempo, a história continua dividida entre aqueles que juram ter visto uma criatura extraterrestre e os que têm certeza de que tudo não passou de uma grande invenção coletiva.

Com a repercussão do caso, Varginha deixou de ser conhecida como a “cidade do café” e passou a ser a “cidade do ET”, o que atraiu muitos turistas curiosos ao local.

Em 09 de novembro de 2022 foi inaugurado o “Memorial do ET” na cidade que fica ao sul de Minas Gerais. Segundo a prefeitura, “luzes coloridas, ETs lúdicos e outras curiosidades que remetem à ufologia agradam às pessoas que comparecem ao local, de crianças da rede municipal de Educação a adultos, incluindo ufólogos”.

Para marcar o 30º aniversário do acontecido, Varginha vai sediar o “Congresso Ufológico Internacional – Caso ET de Varginha”, nos dias 24 e 25 de janeiro.

O encontro é uma iniciativa da prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio (SETEC), e conta com participações de especialistas, pesquisadores membros da ufologia – área que estuda a existência de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) e a possível existência de extraterrestres -, além da presença de estudiosos para a mediação de diferentes palestras sobre o tema, relembrando e explicando o ocorrido e sua repercussão ao redor do mundo. 

Um dos participantes será Vitório Pacaccini, ufólogo que participou diretamente da investigação em 1996. Ele marcará presença no domingo (25).

Desde o início das pesquisas sobre o caso, Pacaccini, que defende a aparição da criatura na cidade e na existência dos seres extraterrestres, defendeu, em depoimento presente no inquérito que investiga o que foi chamado de “Incidente em Varginha” publicado em 1997, que: “Se nos dermos um momento sequer para uma reflexão isenta de preconceitos e tabus, havemos de nos indagar muito crédulos de que os viajantes do espaço também tem a idêntica similitude com a nossa: cabeça, tronco e membros”, referenciando a criatura descrita ter sido vista em Varginha.

O congresso que acontece em Varginha no fim do mês é gratuito e já está com as vagas totalmente preenchidas. Trata-se de um evento que incentiva o turismo e o comércio na cidade que, independente da aparição ou não de OVNIs e extraterrestres no local, virou um marco da ufologia.

Outro ufólogo que também vivenciou o caso de perto na época, Ubirajara Rodrigues, disse em um documentário sobre o caso, exibido no começo de janeiro deste ano pela TV Globo, que cometeu “o grande erro que os ufólogos cometem”, sobre ter acreditado e incentivado teorias alienígenas sem grandes embasamentos e provas concretas, e que hoje já não acredita mais na narrativa da aparição do ET em Varginha.

Relembre a história

A história do ‘ET de Varginha’ ganhou repercussão no cenário nacional com o testemunho de Liliane Fátima Silva, Valquíria Aparecida Silva e Kátia Andrade Xavier, na época, as jovens avistaram em um terreno no bairro Jardim Andere, em Varginha, a criatura que descreveram ter os olhos avermelhados, pele escura e aparência distinta, com a presença de “três calombos na cabeça”, segundo Liliane, o que também em 1996 foi descrito como “três chifres”. Desde então, o ET de Varginha passou a fazer parte recorrente do imaginário popular da região.

 🛜 Brasil – Jovem Pan​Read More

Compartilhe isso

Online Members

 Nenhum membro online no momento